Alfabetização e Neurociências

ÁREA

Educação

O que é o Curso

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Alfabetização e Neurociências capacita docentes para atuarem com segurança no desenvolvimento de habilidades metalinguísticas associadas aos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso o curso oferece uma formação sólida e atualizada em psicopedagogia, capacitando os profissionais para prevenir, identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem, considerando as dimensões emocionais, motoras, psicológicas, sociais e pedagógicas. 

Compreendendo a oralidade e a escrita como práticas sociais, o curso promove uma reflexão crítica sobre metodologias e práticas pedagógicas articuladas a uma fundamentação teórica baseada em estudos científicos e pesquisas atuais sobre educação, neurociência, linguagem, cognição, métodos de alfabetização e letramentos múltiplos, ludicidade e transtornos de aprendizagem. 

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na prevenção, identificação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, atuando com segurança no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à alfabetização e ao letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Público-alvo 

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema. 

Estrutura Curricular:

Módulo 1 – Inteligência e Afetividade

Ementa: Escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.

Módulo 2 – Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação 

   Ementa: Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

Módulo 3 – Inclusão De Crianças Na Alfabetização

Ementa: Conceitos de alfabetização, de letramento e de inclusão. Métodos sintéticos e analíticos e sua aplicação a alunos público-alvo da Educação Especial. Formas como a criança aprende a ler e a escrever. Transtornos de aprendizagem da escrita e da leitura. Especificidades de aprendizagem e processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiências diversas e transtornos do neurodesenvolvimento. Papel do professor de sala de aula comum e do professor especializado. Estímulos sensoriais. Jogos, brinquedos e materiais pedagógicos adaptados para a alfabetização.

Módulo 4- Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora

Ementa: Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.

Módulo 5- Transtornos E Dificuldades De Aprendizagem

Ementa: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.

Módulo 6- O Cérebro Da Criança Na Alfabetizado

Ementa: Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A escrita como sistema de codificação ou representação. A abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. A função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.

Módulo 7- Funções Cognitivas e Executivas

Ementa: Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

Módulo 8- Alfabetização e Letramento

Ementa: Conceitos de alfabetização, de letramento e de inclusão. Métodos sintéticos e analíticos e sua aplicação a alunos público-alvo da Educação Especial. Formas como a criança aprende a ler e a escrever. Transtornos de aprendizagem da escrita e da leitura. Especificidades de aprendizagem e processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiências diversas e transtornos do neurodesenvolvimento. Papel do professor de sala de aula comum e do professor especializado. Estímulos sensoriais. Jogos, brinquedos e materiais pedagógicos adaptados para a alfabetização.

Módulo 9- Ensinamento Lógicos

Ementa: Estrutura cognitiva e processo de conhecimento da matemática na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; objetivos e conteúdos programáticos da matemática para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental; inter-relações com as demais áreas curriculares; fundamentos teóricos e metodológicos; conceitos fundamentais; informações básicas de estatística; formas de avaliação.

Módulo 10- Ensinamento Para Jovens E Adultos 

Ementa: História da alfabetização popular no Brasil: sua finalidade, sentidos e significados. Políticas públicas em alfabetização destinadas às pessoas jovens, adultas e idosas, no Brasil. Processos cognitivos da aprendizagem de jovens e adultos. Conteúdos e alternativas metodológicas para o ensino da língua escrita, na alfabetização das pessoas jovens, adultas e idosas. Escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas.

Metodologia de Ensino:

Aulas Síncronas.

Estudos de caso e simulações.

Discussões em grupo e análise de situações reais.

Organização:

Aulas síncronas 1 vez por semana, das 19h00 às 22h.

Periodicidade

Aulas síncronas: uma vez por semana, das 19h às 22h.

Avaliação

Provas escritas.
Participação em atividades práticas.
Avaliação contínua ao longo dos módulos.

Modalidade

Digital

Turno

Noturno

Duração

10 meses

Desconto válido para pagamento da mensalidade no dia 01 do mês para ingressantes do 2024..1. Para demais condições e/ou datas de pagamento,, consulte nosso site e editais.

Você tem alguma dúvida?
Entre em contato:

Horário de Atendimento

[elfsight_cookie_consent id="1"]

Endereço: Rua: Affife Mansur, 565 | Novo Mundo | Curitiba-PR

© 2023 UniSantaCruz – Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – Todos os Direitos Reservados.

Informe os seus dados
e inscreva-se