Infraestrutura Aeroportuária

ÁREA

Aviação

O que é o Curso

A pós-graduação em “Infraestrutura Aeroportuária” é um programa inovador concebido para formar profissionais capazes de integrar diversas disciplinas no contexto do atendimento às infraestruturas aeroportuárias, desde a certificação até a operação de aeroportos e aeródromos, assim como helipontos, tanto públicos quanto privados. Esta pós-graduação destaca-se ao proporcionar uma abordagem holística, considerando não apenas os aspectos técnicos das infraestruturas, mas também os elementos normativos, atuais e em completo atendimento às necessidades do mercado.

O principal objetivo deste curso é formar profissionais multidisciplinares, capacitando-os com conhecimentos teóricos científicos, técnicos e informacionais, práticos e em sintonia com as novas tecnologias disponíveis nos aeroportos. Os participantes serão treinados na realização de procedimentos de certificação de infraestruturas e aplicáveis a cada necessidade dos operadores das mesmas.

Uma característica distintiva desta pós-graduação é a ampla abordagem tanto nos aspectos da segurança, quanto na tecnologia incorporada e requisitos de projetos para os novos aeroportos que vão surgir com as inovações e avanço das aeronaves atendidas. Reconhecemos a importância fundamental desses aspectos na otimização do conhecimento fundamentado em competências para os mais diversos cargos existentes nestes ambientes. Os profissionais serão capacitados para incorporar estratégias de melhorias, atendimento regulamentar e aos órgãos públicos atuantes nestes locais.

Além disso, o programa visa capacitar os participantes a atuarem de forma ética, legal e responsável, fornecendo conhecimentos aprofundados sobre as legislações e normativas aplicáveis à operação e administração aeroportuária. Ao final desta pós-graduação, os profissionais estarão preparados não apenas para atender administradores de aeroportos, operadores (como companhias aéreas), mas também a desenvolver projetos inovadores para os mesmos.

Objetivos do Curso

  1. Formar profissionais multidisciplinares na Infraestrutura Aeroportuária;
  2. Proporcionar conhecimentos científicos, técnicos e informacionais, teóricos e práticos em administração e operações aeroportuárias, integrando aspectos inovadores, sistêmicos, éticos e jurídicos
  3. Desenvolver habilidades para atendimento aos diversos setores contidos nas infraestruturas aeroportuárias, atendendo aos requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil e dos Administradores;
  4. Enfatizar a inovação tecnológica, a avaliação por competências e os requisitos de certificação, para que os alunos tenham abrangentes campos de atuação;
  5. Explorar a importância da segurança operacional e da segurança contra atos de interferência ilícita, assim como da gestão de crises e restabelecimento da operação normal após incidentes/acidentes aeronáuticos;
  6. Capacitar os profissionais a atuarem de forma ética, legal e responsável, conhecendo as legislações e normativas aplicáveis.

Estrutura Curricular:

Módulo 1: Zona de proteção, Zoneamento de ruído, ASA, Resoluções CONAMA

Ementa: Processos de inscrição e alteração no cadastro de aeródromos da ANAC, de exploração de aeródromo civil público e de objetos projetados no espaço aéreo. Características Físicas de Aeródromos. Planos de Zoneamento de Ruído de Aeródromos – PZR. Critérios de análise técnica de aeródromos, efeito adverso, critérios de sombra. Conselho Nacional de Meio Ambiente e legislação aplicável a aeroportos.

Módulo 2: Informações aeronáuticas

Ementa: Auxílios visuais para navegação, auxílios visuais para áreas de uso restrito. Projetos de sistemas elétricos

Módulo 3: Projeto, operação e manutenção de aeroportos

Ementa: Classes de Aeródromos, Operações Aeroportuárias. Critérios de análise técnica de aeródromos, efeito adverso, critérios de sombra, estudo aeronáutico. Regulamentação Brasileira de Aviação Civil (RBAC) 153. RBAC 154, Acordos operacionais.

Módulo 4: Auxílios a navegação aérea

Ementa: Características Físicas de Aeródromos. Características dos auxílios à navegação aérea, Procedimentos, Navegação baseada em Performance, GNSS – Global Navigation Satellite Systems, Auxílios Visuais Luminosos, Auxílios à navegação e segurança operacional.

Módulo 5: Infraestrutura e Sistema de Resposta a Emergência – SREA e Parques de Abastecimento de Aeronaves – PAA.

Ementa: Emergências em Aeródromos, recursos para resposta a emergências. Centro de Operações de Emergências. Posto de Coordenação Móvel. Recursos externos. Mapas utilizados. Planos resultantes do Sistema de Resposta a Emergências. Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios. 

Módulo 6: Requisitos de projeto e operação de Heliportos, vertiportos e aeroportos marítimos

Ementa: Regulamentação Brasileira de Aviação Civil – RBAC 155, Resoluções CONAMA. Operação de Heliportos, Vertiportos e Aeroportos Marítimos, Características Físicas, Segurança Operacional aplicada a Aeroportos Marítimos, Heliportos e Vertiportos. Auxílios Visuais.

Módulo 7: Ground Handling e Serviços Auxiliares em Aeroportos

Ementa: Tipos de serviços de apoio à atividade aérea, movimentação de cargas e bagagens, serviços de inspeção, Security, operações para despacho de voo.  Tipos e funções dos serviços auxiliares de Transporte Aéreo.

Módulo 8: Segurança operacional e Meio ambiente em aeroportos.

Ementa: Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional aplicado a aeroportos. Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita – Operador de Aeródromo. Perigo Aviário. Meio Ambiente aeroportuário, Gerenciamento do risco da fauna. Estudos de casos abordando sinistros que podem ocorrer num aeroporto (sequestro, bomba, invasão ou até mesmo um acidente aeronáutico)

Módulo 9: Planos Diretores Aeroportuários

Ementa: Plano Diretor de Aeródromo (PDIR), Processo de Cadastramento, Responsabilidades do operador de Aeródromo.

Módulo 10: Investigação de Acidentes Aeronáuticos em Aeroportos

Ementa: O Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, Estudos de casos de incidentes e acidentes em aeródromos. Contribuições do operador para a investigação de acidentes em aeródromos.

Periodicidade

Aulas síncronas: uma vez por semana, das 19h às 22h.

Avaliação

Provas escritas;
Participação em atividades práticas;
Avaliação contínua ao longo dos módulos.

Modalidade

Digital

Turno

Noturno

Duração

10 meses

Desconto válido para pagamento da mensalidade no dia 01 do mês para ingressantes do 2024..1. Para demais condições e/ou datas de pagamento,, consulte nosso site e editais.

Você tem alguma dúvida?
Entre em contato:

Horário de Atendimento

Endereço: Rua: Affife Mansur, 565 | Novo Mundo | Curitiba-PR

© 2024 UniSantaCruz – Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – Todos os Direitos Reservados.

Informe os seus dados
e inscreva-se