Saúde Mental na Educação

ÁREA

Educação

O que é o Curso

Diante dos desafios contemporâneos relacionados à Saúde Mental e as dificuldades vivenciadas nas escolas, apresentamos a Pós-graduação em “Saúde Mental na Educação”. Este curso aborda de maneira abrangente e colaborativa as questões relacionadas à saúde mental no ambiente educacional. Desenvolvido para atender às demandas crescentes de profissionais das áreas de saúde, educação e psicologia, nosso programa visa proporcionar uma compreensão profunda das complexidades envolvidas na interseção entre saúde mental e educação.

A essência desta pós-graduação reside na capacitação de profissionais para uma atuação holística, considerando não apenas as questões diagnósticas, mas também intervindo de maneira eficaz no suporte a estudantes, educadores e famílias. Propomos um enfoque que promova a construção de uma abordagem terapêutica, educacional e de inclusão social, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos na educação básica.

Ao longo do curso, nosso compromisso é fornecer ferramentas e estratégias que permitam a construção de ambientes educacionais mais saudáveis, inclusivos e empáticos. Além disso, buscamos estimular a colaboração entre profissionais de diferentes áreas, promovendo a troca de experiências e o trabalho em equipe no contexto desafiador da saúde mental na educação.

Objetivos do Curso

  1. Capacitar profissionais de diferentes áreas (saúde, educação, psicologia, entre outras) para uma compreensão aprofundada das questões de saúde mental na educação básica;
  2. Promover o desenvolvimento de habilidades específicas para a intervenção precoce, suporte a estudantes, educadores e famílias no contexto da saúde mental;
  3. Fornecer ferramentas e estratégias para uma abordagem terapêutica, educacional e de inclusão social, visando a melhoria da qualidade de vida para todos os envolvidos na educação básica;
  4. Estimular a interação entre profissionais de diferentes áreas, incentivando a troca de experiências e o trabalho em equipe na promoção da saúde mental na educação básica.

Estrutura Curricular:

Módulo 1: Fundamentos em Saúde Mental na Educação

Ementa: Introdução à saúde mental na educação. Aspectos clínicos, psicossociais e epidemiológicos. Diagnóstico e avaliação multidisciplinar. Legislação e políticas públicas.

Módulo 2: Intervenções Precoces e Estratégias de Suporte

Ementa: Estratégias de intervenção precoce. Desenvolvimento infantil. Psicoterapia na infância e adolescência e na fase adulta.

Módulo 3: Educação Inclusiva e Adaptação Escolar

Ementa: Estratégias educacionais inclusivas. Elaboração de planos de ensino adaptados. Inclusão social e adaptação escolar.

Módulo 4: Promoção de Saúde e Bem-estar mental na Educação

Ementa: Abordagens médicas, psicológicas e de saúde mental. Promoção de autocuidado e qualidade de vida.

Módulo 5: Comunicação e Relacionamento na Educação

Ementa: Desenvolvimento da comunicação e relacionamento interpessoal. Utilização de tecnologias assistivas. Psicomotricidade e estratégias de intervenção.

Módulo 6: Aspectos Psicossociais e Família na Educação 

Ementa: Impacto da saúde mental na família e na comunidade escolar. Suporte psicológico e social aos familiares e educadores.

Módulo 7: Bioética, Pesquisa e Inovação 

Ementa: abordagem crítica e reflexiva sobre questões éticas relacionadas à pesquisa e inovação em saúde. Explora os princípios fundamentais da bioética, contextualizando-os em cenários contemporâneos de avanços tecnológicos e científicos. Aborda as responsabilidades dos pesquisadores, profissionais de saúde e gestores frente aos desafios éticos e sociais em meio à busca incessante por inovação na área da saúde.

Módulo 8: Atuação Interdisciplinar e Trabalho em Equipe 

Ementa: Cooperação entre diversos profissionais no contexto da saúde mental na educação. Abordagem de situações específicas, como seletividade alimentar. Diretrizes e práticas de fisioterapia na educação básica.

Módulo 9: Estratégias de Intervenção Comportamental

Ementa: Análise do comportamento aplicada. Manejo de comportamentos desafiadores em estudantes. Abordagens comportamentais e suas aplicações na educação básica.

Módulo 10: Seminários 

Ementa: Os seminários fornecerão uma plataforma para a discussão, análise e reflexão sobre tópicos relevantes, promovendo uma abordagem interdisciplinar e estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação.

Metodologia de Ensino:

Aulas Síncronas;
Estudos de caso e simulações;
Discussões em grupo e análise de situações reais.

 

Periodicidade

Aulas síncronas: uma vez por semana, das 19h às 22h.

Avaliação

Provas escritas;
Participação em atividades práticas;
Avaliação contínua ao longo dos módulos.

Modalidade

Digital

Turno

Noturno

Duração

10 meses

Desconto válido para pagamento da mensalidade no dia 01 do mês para ingressantes do 2024..1. Para demais condições e/ou datas de pagamento,, consulte nosso site e editais.

Você tem alguma dúvida?
Entre em contato:

Horário de Atendimento

[elfsight_cookie_consent id="1"]

Endereço: Rua: Affife Mansur, 565 | Novo Mundo | Curitiba-PR

© 2023 UniSantaCruz – Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – Todos os Direitos Reservados.

Informe os seus dados
e inscreva-se